Desenho da década de 50 do séc. XX

Desenho da década de 50 do séc. XX
Desenho do saudoso Professor Reis Novais

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Descrição

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Meimoa, Arciprestado de Penamacor, Diocese da Guarda remonta, nas suas características actuais, ao século XIX.
É um edifício de uma só Nave com um Altar-mor em madeira, com acesso pelo interior numa escadaria em caracol, para a limpeza e mudança de Imagens, no topo Nascente, assente sobre uma escadaria em granito, com Sacrário ao centro e adornado com motivos de talha dourada, donde sobressai a imagem do Cordeiro Imaculado.
Tem no seu lado esquerdo, uma peanha sobre a qual assenta a imagem de S. Sebastião e na peanha do lado direito a imagem de Nossa Senhora da Conceição.
Nesta parte Leste da Igreja sobressai o conjunto trípitico de altares, sendo que o altar-mor é ladeado pelos altares de Nossa Senhora da Graça e do Sagrado Coração de Jesus.
É uma igreja pobre, como pobre é a população que a frequenta, mas muito agradável à vista pelo colorido interior. As pinturas não são obras de arte, no sentido estrito da palavra, nem os materiais onde estas assentam são nobres. Porém, na sua simplicidade, não deixa de impressionar os visitantes pela sobriedade e pela decoração.
A Igreja já sofreu várias remodelações e requalificações de acordo com as épocas e com os acontecimentos sociais e políticos vividos nas diferentes situações históricas, como sejam: - a sepultura dos mortos, no interior da Nave, nos tempos da Monarquia, seguindo-se-lhe um período em que as sepulturas passaram para o adro contíguo à Igreja até que, já em tempos da República foi construído um cemitério na parte Oeste da povoação e, consequentemente, foram para aí trasladadas todas as ossadas que foi possível recuperar.
Desta feita o Adro passou a servir de ponto de encontro das pessoas e de brincadeira das crianças da catequese.
Mais tarde foi trasladado para o Adro um Cruzeiro com características indefinidas mas com uma peanha em granito da época da ocupação Romana, que por descuido ou desconhecimento, foi colocada em sentido contrário à inscrição romana ainda, hoje, visível.

Imagem do tríptico altar

Por brio das pessoas, principalmente as senhoras devotas, os altares estão sempre magnificamente decorados com flores naturais e toalhas de renda com cobertura de pano vermelho.

2 comentários:

  1. Zé, meu amado amigo, passei a vista pelos seus texto, estou numa correria doida, mas volto para comentar.
    Zé cadê seus poemas?, não pare, você tem sentimentos muito fortes.
    Quando eu vier comentar estes, gostaria de ler um poema seu.
    Beijinhos amado.

    ResponderEliminar
  2. Silviah,
    Sou um medricas. Sinto-me sem jeito para a poesia. Parece que me falta inspiração.
    Obrigado pelo incentivo. Vou tentar escrever alguma coisa, mas tenho medo de não ser capaz.
    Beijinhos querida,
    Caldeira

    ResponderEliminar