Desenho da década de 50 do séc. XX

Desenho da década de 50 do séc. XX
Desenho do saudoso Professor Reis Novais

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Encontros de reflexão Bíblica

Apesar do frio e das condições desconfortáveis que a nossa Igreja Paroquial nos oferece já vamos no nosso terceiro Encontro de Reflexão Bíblica.
Não somos muitos. Estamos presentes, sempre, cerca de vinte pessoas mas muito entusiasmadas e intervenientes.
Temos pena de, ainda, não termos conseguido a participação de gente jovem nestes nossos encontros, mas acreditamos que um dia isso virá a acontecer. O Espírito Santo, com a nossa mãozinha, há-de encarregar-se de convidar mais gente para o nosso grupo.
Temos tido um tipo de manisfestação curioso. No final costumamos encerrar com um ou mais cânticos. E não é que há pessoas que revivem a sua juventude dos tempos da Acção Católica. É muito giro.
Todos aprendemos com todos a aprofundar a Palavra de Deus e a entendê-la de forma mais correcta.

O Próximo Encontro será dia 30 de Janeiro, pelas 15 horas, seguindo-se à reza do Santo Terço.

Todos são convidados a participar. É nesta vivência em Comunidade Cristã que mais nos aproximamos dos desígnios de Deus.

3 comentários:

  1. Caro José,
    Parabéns pelo seu blog.
    Ficámos muito emocionados, eu e os meus irmãos, quando vimos o desenho da Igreja da Meimoa, da autoria do nosso pai. Ele faleceu no ano passado e teria ficado muito orgulhoso por saber como é lembrado.
    Imagine que eu próprio também sou professor, nasci na Meimoa, em 1953, e entre outras disciplinas, dou aulas de Ciência Política que é um dos seus interesses.
    Muito obrigado,
    Jorge Reis Novais

    ResponderEliminar
  2. José

    Associo-me às palavras do meu cunhado Jorge Novais.
    Sou casado com Natália Novais, médica de profissão e filha do "meio".
    Tive no meu sogro um companheiro e grande amigo. Era um apaixonado pela Beira Baixa e particularmente pelo Rosmaninhal.
    Se fosse vivo, nem imagina a alegria que teria em ver o desenho que o meu amigo publica.
    Gostava de ter contacto consigo.
    Como dentro de algum tempo irei dar uma volta pela sua zona, teria muito gosto em agradecer-lhe pessoalmente a maneira afectiva como recorda o "nosso" Prof. Reis Novais.
    Um grande abraço

    António Ferrão

    ResponderEliminar
  3. Meus caros amigos Jorge e António,
    Perdoem-me tratá-los assim, mas como se diz cá na minha terra, os amigos dos nossos amigos nossos amigos são. Eu fui aluno do vosso pai e sogro, respectivamente. Aprendi muito com ele apesar de só ter sido aluno dela na 2ª classe. Habituei-me, desde criança a admirar o professor, verdadeiramente, inovador da época (1951).
    Eu, que também fui professor e hoje estou aposentado que estudei Ciências da Educação com alguma profundidade - até fiz mestrado na área e pós-graduação em didáctica das ciências na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa-sou capaz de, racionalmente, avaliar a recordação que guardo do vosso pai e sogro. Lamento imenso que já tenha falecido sem que eu tivesse oportunidade de o visitar. Sinto mesmo remorsos porque o poderia ter feito aqui há uns anos atrás quando trabalhei na DREC em Coimbra. Tive notícias dele através da Escola Eugénio de Castro mas já se tinha reformado e eu fui adiando o encontro com ele por motivos que poderei um dia explicar.
    Espero por vós na Meimoa. Perguntem pelo Prof. Zé Rainho e toda a gente vos indicará a minha casa onde serão recebidos com muita amizade.
    Foi a melhor notícia deste dia.
    Grande abraço
    Caldeira

    ResponderEliminar