Desenho da década de 50 do séc. XX

Desenho da década de 50 do séc. XX
Desenho do saudoso Professor Reis Novais

quarta-feira, 1 de maio de 2024

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA DA MEIMOA!

 Mês de Maio, mês de Maria.

A nossa Princesa da Cova da Beira tem algumas singularidades e ter construído uma capela em honra de Nossa Senhora de Fátima em 1931, não deixará de ser uma delas. 

Ainda há memória viva de que uma meimoense, de nome Ana Soares, que residia, habitualmente, numa quinta chamada Vale, que se situa na encosta Sul da freguesia, num dia de trovoada assustadora, com raios que caíram na sua casa de xisto, onde se encontrava reunida com os seus oito filhos a rezar o terço, ali fez a promessa de envidar esforços e capital, para construir à beira da estrada nacional à saída da povoação para Norte, uma capela em honra de Nossa Senhora que aparecera em Fátima em 1917, se Nossa Senhora os salvasse de tão tormentosa agonia. 

Promessa cumprida ali se encontra a capela, estimada, bem arranjada e melhorada. 

Talvez por a promotora ser uma mulher de princípios religiosos muito arreigados o povo, mesmo depois dos seus descendentes entregarem o edifício e o espólio à tutela da Comissão Fabriqueira da Igreja, sempre entenderam que a mordomia de gestão da capela e respectivas festas, deveria ser composta por três mulheres que se revezam, habitualmente, de três em três anos.

De há uns anos a esta parte, para não condicionar as pessoas que gostam de ir a Fátima pelo 13 de Maio e 13 de Outubro, data de aparições, decidiram que a festa na capela se deveria realizar no primeiro domingo de Maio, para celebrar Nossa Senhora e lembrar o Dia da Mãe. Mãe celeste e todas as mães do mundo. 

Sendo assim, como é costume, realiza-se a partir de hoje, na capela, a celebração do terço em comunidade, seguindo no próximo sábado, pela 21 horas a procissão das velas com o andor de Nossa Senhora para a Igreja Matriz e no próximo domingo haverá a celebração da Eucaristia seguindo-se a procissão de retorno de Nossa Senhora à sua morada na capela. 

Todos os anos tem sido uma festa de muita devoção e afluência e espera-se que este ano não seja diferente. 

Meimoa, 1de Maio de 2024 

Zé Rainho 

Sem comentários:

Enviar um comentário